segunda-feira, 4 de junho de 2012

,.;!?...


Sempre que escrevo um texto - qualquer um, até email ou SMS - acho que exagero nos pontos de exclamação. Acabo de escrever e relendo, pra catar os erros ou diminuir os pleonasmos, invariavelmente apago uma(s) exclamação(ões).
Nessa de rever os textos, relendo um post aqui, no blog, (é, tenho essa maluquice de reler os meus textos um milhão de vezes!), comecei a pensar o que essa mania de exclamação significava.
Segundo a Wikipedia, "o ponto de exclamação é um sinal de pontuação que tem natureza eminentemente literária, e deve ser usado em textos jornalísticos parcimoniosamente (essa parte eu tenho ignorado, né?!). Enfatiza as seguintes emoções: surpresa, espanto, arrebatamento, entusiasmo, cólera ou dor. Adicionado ao ponto de interrogação, reforça simultaneamente dúvida, surpresa, e até descontentamento (esse eu também uso muito, tipo: quê!?)."
Será que tenho me surpreendido, espantado, arrebatado, entusiasmado, encolerado (?!) ou doído tanto assim? Ou será, simplesmente, que sou mesmo uma redatora dos exageros, das hipérboles e dos dramas (no sentido grego da palavra)?
Acho que arrisco a segunda opção, afinal, sou grega mesmo: dramática e passional.
Minha mãe diria que sou radical (chic?), defensora das minhas opiniões, pontos de vista (e exclamações). Mas minha mãe é a senhora das conciliações e as exclamações definitivamente não povoam esse universo "pacificado", que deve estar cheio de ponto-e-vírgulas (que, segundo o novo acordo ortográfico, se escreve sem hífens, os quais no meu texto fariam falta!).
Seja qual for a leitura, acredito que a vida mereça as exclamações e, porque não, interrogações, mais do que vírgulas e pontos finais.
As vírgulas nem me aborrecem tanto. Nos dão um respiro e um tempo pra mudar de ideia.
Detesto mesmo os pontos finas e, junto com as exclamações, abuso também das reticências.
Mas talvez isso queira dizer alguma outra coisa... 
É o que tem pra hoje?!...

Um comentário:

  1. Eu tbm sempre me critico com o tanto de exclamações que coloco nas mensagens e recados de celular, FB, desejos de aniversário, textos... Que bom saber que não estou sozinha! :-)
    Beijos Geô!

    ResponderExcluir